Carta aos Jovens do Pico

15-12-2013 01:07
Saúdo todos os jovens do Pico, e venho propor-vos um desafio de passarmos um dia em grande e de convívio.
Refiro-me ao Dia Mundial da Juventude que inclui também a celebração do Dia do Núcleo por parte do Corpo Nacional de Escutas núcleo do Pico, e que este ano realiza-se nas freguesias da Piedade e Ribeirinha a 13 de Abril de 2014.
o tema para o dia será "lde e Anunciai" (cf Mc 16,15) pegando no apelo do nosso Bispo nas Orientações Diocesanas de Pastoral - "Comunicação Social e Nova Evangelização".
Como nos disse o anterior Papa: «Hoje, para dar respostas adequadas a estas questões 110 âmbito das grandes mudanças culturais, particularmente sentidas no mundo juvenil, tornaram-se um instrumento útil as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas. De facto, pondo à nossa disposição meios que permitem uma capacidade de expressão praticamente ilimitada, o mundo digital abre perspectivas e concretizações notáveis ao
incitamento paulino: «Ai de mim se não anunciar o Evangelhol» (1 Cor 9,16)>> (Papa Bento XVI).
A Igreja precisa de vocês para chegar aos locais onde "os mais velhos não sabem ir" refiro-me às redes digitais e tudo o que envolve, e não só, precisa de vocês para chegar aos outros jovens.
Diz-nos São Paulo: «Na verdade, a Escritura diz: "Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido". [...] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão-de acreditar n' Aquele
de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão-de pregar, se não forem enviados?» (Rm 10,11.13-15).
Hoje lanço-vos este desafio de fazerem a diferença por mostrarem Jesus e o seu evangelho aos outros, o dia 13 de Abril será um destes momentos.
O desafio é cada grupo colocar esta temática "Ide e anunciai" de forma original numa dança, musica ou peça de teatro, que entrarão em concurso na respectiva categoria, havendo um prémio para a melhor apresentação por categoria, sendo este somente um incentivo nunca nos esquecendo que o mais importante é o convivia, a partilha e a amizade entre todos e entre os grupos.
O papa Francisco fala-nos também desta temática da evangelizaçao e da importância que os jovens têm quando escreveu:«A pastoral juvenil, tal como estávamos habituados a desenvolvê-Ia, sofreu o impacto das mudanças sociais. Nas estruturas ordinárias, os jovens habitualmente não encontram respostas para as suas preocupações, necessidades, problemas e feridas. A nós, adultos, custa-nos ouvi-los com paciência, compreender as suas preocupações ou as suas reivindicações, e aprender a falar-lhes na linguagem que eles entendem. Pela
mesma razão, as propostas educacionais não produzem os frutos esperados. A proliferação e o crescimento de associações e movimentos predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma acção do Espírito que abre caminhos
novos em sintonia com as suas expectativas e a busca de espiritualidade profunda e dum sentido mais concreto de pertença. Todavia é necessário tornar mais estável a participação destas agregações no âmbito da pastoral de conjunto da lgreja.»
«Embora nem sempre seja fácil abordar os jovens, houve crescimento em dois aspectos: a consciência de que toda a comunidade os evangeliza e educa, e a urgência de que eles tenham um protagonismo maior. Deve-se reconhecer que, no actual contexto de crise do compromisso e dos laços comunitários, são muitos os jovens que se solidarizam contra os males do mundo, aderindo a várias formas de militância e
voluntariado. Alguns participam na vida da Igreja, integram grupos de serviço e diferentes iniciativas missionárias nas suas próprias dioceses ou noutros lugares. Como é bom que os jovens sejam «caminheiros da fé», felizes por levarem Jesus Cristo a cada esquina, a cada praça, a cada canto da terra! »(Papa Francisco) "Ide e Anunciai" que existe um caminho de felicidade na mensagem de Jesus.
Que a todos Deus Abençoe.
 
Pico 11 de Dezembro de 2013
 
Pe. Júlio Rocha
Responsável Pastural Juvenil e Vocacional do Pico
Assistente do Núcleo do Pico do CNE